Sinusite dá dor de garganta? Entenda a relação

A sinusite é uma inflamação que afeta o seios da face. O desenvolvimento dessa doença pode acontecer após quadros de infecção e alergia que gerem obstáculos para a drenagem dos seios da face.

Quem passa por esse problema pode ter muitas dúvidas em relação aos sintomas, como: “sinusite dá dor de garganta?” ou ainda “estou apresentando um quadro de sinusite, gripe ou enxaqueca?”.

Realmente, algumas dores de garganta podem estar associadas a esse quadro. Para que você consiga buscar o melhor tratamento para os desconfortos causados pela sinusite, vamos ajudar a reconhecer os problemas relacionados. Confira!

O que é a sinusite?

Os seios da face são os espaços que existem entre os ossos da região dos olhos, da maçã do rosto e da testa. Quando inflamam, temos a chamada sinusite. A inflamação pode ocorrer por condições alérgicas ou infecciosas, causadas por vírus ou bactérias.

Pela ligação entre as vias áreas, a sinusite pode trazer sintomas como dor de garganta, acúmulo de secreção no nariz e na faringe, tosse seca, náuseas, cansaço e uma dor de cabeça bastante intensa. Esses sintomas da sinusite podem aparecer todos ao mesmo tempo ou separadamente.

Como a sinusite afeta as vias aéreas?

Uma vez que a doença aparece por motivos diferentes, ela também afeta as vias áreas das mais variadas formas.

Para entender a relação entre sinusite e dor de garganta, é preciso compreender a nossa anatomia. Todos nós temos um fluxo de secreção permanente em nossos seios da face.

O problema é que, em um processo infeccioso ou alérgico, essas mucosas inflamam e facilitam que germes fiquem alojados nas cavidades. Nesse processo, as secreções se desprendem, causando alguns incômodos.

Dito isso, as vias áreas podem ser afetadas de duas formas¹:

  • sinusite aguda — quando ocorre dores de cabeça, obstrução nasal, presença de secreção amarela, esverdeada ou com sangue, tosse seca, febre, cansaço, coriza e perda de apetite;
  • sinusite crônica — os sintomas comuns são garganta irritada e tosse seca no período noturno, quando a pessoa deita a secreção escorre para a garganta, ou pela manhã, diminuindo durante o dia, quando a pessoa passa mais tempo de pé.

Perceba que, nos dois casos, há presença de secreção.

Como aliviar o incômodo e a dor de garganta da sinusite?

O tratamento para a sinusite vai depender da origem da infecção, bacteriana ou viral. No caso da infecção bacteriana, é geralmente feito com antibióticos. Já na viral, são utilizados anti-inflamatórios.

Após o diagnóstico, o médico também tende a prescrever medicação para a dor. Por isso, se a sua sinusite apresenta dor de garganta, você pode receber orientação sobre remédios específicos. Além disso, o uso de pastilhas para garganta pode ajudar na dor local.

Agora que você já sabe que sinusite dá dor de garganta e aprendeu a reconhecer essa relação, é importante procurar tratamento e informações sobre como aliviar os sintomas e, até mesmo, prevenir o aparecimento de qualquer desconforto relacionado à doença.

Se para você um dos sintomas da sinusite é a dor de garganta, uma opção é conhecer os produtos da Strepsils: nossa linha pode te ajudar no alívio do problema.

 

Referência:

¹ Arquivo da Fundação Otorrinolaringologia