Dor de garganta no inverno: quais são os sintomas e como evitar o problema

Você sofre com dor de garganta no inverno? Esse problema pode se tornar bem mais frequente para diversas pessoas nas épocas mais frias. Por isso, é importante ficar atento para reforçar os cuidados com o seu sistema imunológico.

Neste post, você vai conferir formas de evitar adoecer durante a estação e tratar a dor de garganta, caso isso ocorra. Vamos lá? Aproveite!

Relação entre dor de garganta e inverno

É impossível ignorar a influência da mudança climática no quadro de saúde. Com o frio, além do aumento da incidência dos casos, os agravantes se tornam mais frequentes. Por isso, é importante fortalecer as defesas do organismo para se adaptar ao novo período.

Nas temperaturas mais baixas, os vírus acabam circulando com maior facilidade e se espalham pelos ambientes fechados, em busca de um hospedeiro quente e úmido — o corpo humano. Com a circulação de várias pessoas dentro de um mesmo espaço, ele acaba se proliferando muito mais rapidamente.

Além disso, é nesse período que as alergias, sinusites, gripes e resfriados se apresentam com mais frequência. Nesses casos, a dor de garganta acaba se tornando um sintoma consequente e, muitas vezes, inevitável.

Sintomas somatizados à dor de garganta no inverno

Durante o inverno, também é comum experimentarmos sintomas típicos das épocas mais frias. A dor no corpo e a febre são alguns exemplos disso. Muitas vezes, eles não são a causa da dor de garganta, mas frequentemente estão associados ao quadro.

O mesmo ocorre com quem tem maior sensibilidade ao frio e às mudanças bruscas de temperatura, e que, só de senti-las, acaba manifestando sintomas como congestão nasal, espirros e até mesmo coriza. Quem tem outros quadros reincidentes, especialmente, aqueles relacionados ao sistema respiratório, também pode sofrer com o desconforto na garganta.

Como evitar adoecer no inverno

Afastar o desconforto e diminuir a necessidade de uso de um remédio para dor de garganta, é possível com alguns cuidados. O primeiro e mais importante é evitar ambientes que são mais propícios para a proliferação do vírus, como escritórios e cômodos com grande circulação de pessoas, mas pouca ventilação.

Se for inevitável, prefira sempre abrir as janelas e arejar os locais. Além disso, é preciso reforçar seus cuidados com uma alimentação equilibrada, uma rotina saudável de sono e a prática de exercícios físicos regulares. Tudo isso ajudará a manter seu corpo funcionando em dia e a fortalecer o seu sistema imunológico.

Outra dica é que você faça, todos os anos, a vacina preventiva contra o vírus da gripe. Isso pode evitar uma série de indisposições e a consequente dor de garganta, que pode surgir como um sintoma com o desenvolvimento da doença.

A dor de garganta no inverno é bem comum para grande parte das pessoas. Por isso, é importante conhecer os cuidados preventivos para tentar passar pelo período mais frio do ano sem problemas de saúde.

Agora que você já sabe a relação entre dor de garganta e o inverno, conhece os sintomas que podem ser somatizados e, principalmente, conferiu dicas para evitar esse tipo de situação, que tal ajudar outras pessoas compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais?