Descubra qual é a relação com os antibióticos e as superbactérias

Um termo bastante conhecido, principalmente no ambiente hospitalar, é superbactérias. Essa é uma classificação dada às bactérias que são submetidas, repetidas vezes, a diversos antibióticos, criando resistência aos princípios ativos.

Dessa forma, o tratamento disponível para determinado agente etiológico deixa de fazer efeito e, consequentemente, o uso de medicamentos torna-se limitado para combater a doença. Com isso, as terapias preventivas ficam ineficientes, prolongando a doença, a internação e aumentando o índice de mortalidade.

Para entender um pouco mais sobre esse assunto, neste post trazemos informações de como o uso inadequado de antibióticos pode estar relacionado com o desenvolvimento desse problema. Veja, ainda, os principais tipos de dor de garganta e seu tratamento.

Como as bactérias viram superbactérias?

O uso incorreto ou indiscriminado de antibióticos é o principal motivo para as bactérias se tornarem resistentes às substâncias que antes eram capazes de combatê-las. Esse processo altera a variabilidade genética delas, favorecendo o desenvolvimento de superbactérias.

Diante desse cenário, ocorre a redução dos efeitos do tratamento de diversas doenças. Os princípios ativos não surtem o efeito esperado e são necessárias doses cada vez maiores. Existem casos em que é preciso tentar novos medicamentos, e isso é uma ameaça para a saúde do paciente.

Quais são os tipos de dor de garganta?

A dor de garganta é um sintoma que traz bastante incômodo e que ocorre devido à inflamação ou infecção que se instala na região. Pode originar-se de inúmeras causas, desde aquelas relacionadas a micro-organismos patógenos até uma sobrecarga das estruturas. A seguir você confere os principais tipos de dor de garganta.

Bacteriana

A dor na garganta pode estar relacionada com a proliferação bacteriana, que leva ao quadro de faringite e complicações mais graves, como a febre reumática. Nesse caso, o grupo bacteriano inclui:

  • Streptococcus pyogenes;
  • Chlamydia pneumoniae;
  • Mycoplasma pneumoniae;
  • Corynebacterium diphtheriae.

Viral

Corresponde à maior parte dos casos de dor de garganta, pois pode ser facilmente transmitido de uma pessoa para outra. Além da dor, surge vermelhidão e placas de pus na região das amígdalas. Os vírus mais comuns nesse caso são:

  • Adenovírus;
  • Rhinovirus;
  • Herpes simplex;
  • Epstein-Barr.

Inflamação das cordas vocais

A inflamação das cordas vocais é chamada de laringite, que pode não só ser causada por um vírus, mas também pelo excesso de esforço vocal. Isso ocasiona dor de garganta e quadros como rouquidão ou perda da voz. Exemplos desse tipo de estresse, causado por um uso intenso da voz, pode acontecer com profissionais como cantores e professores, por exemplo.

Resfriado

Comumente conhecido, o resfriado é causado por uma infecção viral simples que afeta as vias aéreas superiores (garganta e nariz). Ele provoca sintomas como espirros, secreção e congestão nasal, além da irritação na região da garganta, podendo durar até 5 dias.

Qual é a melhor forma de tratar a dor de garganta?

Para tratar os tipos de dor de garganta é preciso levar em consideração e entender a causa. Pois, embora haja remédio para dor de garganta, a administração errônea pode levar a complicações do problema e, até mesmo, ao surgimento de superbactérias. Por isso, é fundamental procurar o médico para ele indicar o tratamento mais adequado em cada caso.

Isso porque os cuidados para dor de garganta podem envolver o uso de medicamentos. Para uma infecção bacteriana, o médico indica o antibiótico, que pode ser associado a uma pastilha para trazer alívio rápido dos sintomas. No caso das infecções virais simples, anti-inflamatórios e pastilhas podem ser utilizados com o intuito de aliviar a irritação.

Contudo, tanto o anti-inflamatório quanto o antibiótico para dor de garganta, quando utilizados de maneira inadequada, contribuem para o desenvolvimento das superbactérias.

Gostou do artigo? Então compartilhe em suas redes sociais para que outras pessoas também possam ter acesso a conteúdos importantes como esse!

 

Referências: