Você já ouviu falar na dor de garganta infecciosa? Como sabemos, esse incômodo é comum e pode surgir como um sintoma de diversos quadros de saúde. Os mais conhecidos são gripes, resfriados e alergias. Mas existem alguns casos de infecções específicas dessa região do corpo humano — e a faringite é um deles.
É importante saber identificar o problema, para poder tratá-lo da melhor forma e evitar seu agravamento. Alguns cuidados importantes nessa hora são contar com o acompanhamento médico e encontrar produtos próprios para aliviar as dores, como é o caso da pastilha para garganta.
A seguir, vamos dividir com você quais são as atitudes a tomar, além de informações extras para saber identificar os efeitos da complicação. Continue a leitura e anote as recomendações!
O que é dor de garganta infecciosa?
O primeiro passo é entender, de uma vez por todas, o que é dor de garganta infecciosa. Basicamente, o quadro é causado por diferentes agentes externos, como bactérias, vírus e até fungos. Assim, os sintomas começam a aparecer quando o sistema imunológico não consegue combater a presença desses micro-organismos no corpo.
Ao longo do processo, é possível que o indivíduo sinta alguns sintomas que vão além dos incômodos na garganta inflamada, como:
- calor;
- vermelhidão;
- inchaço;
- dor ao toque.
Nessas horas, também é provável que o paciente desenvolva um cenário de faringite — infecção respiratória que tem como característica a inflamação da faringe, que fica na área superior da garganta.
Podemos dizer que existem diferentes tipos de faringite:
- viral: é o mais comum, causado pela infecção de um vírus na região da faringe. O tratamento é feito com cuidados simples e medicamentos para auxiliar na redução de sintomas como a dor de garganta;
- bacteriana: consiste na faringite causada normalmente pela bactéria Streptococcus pyogenes. Nessas condições, o tratamento deve ser mais elaborado, com acompanhamento médico e uso de antibióticos.
Quais são os principais sintomas do quadro?
Ao desenvolver um quadro de dor de garganta infecciosa ou faringite, o indivíduo pode apresentar uma série de sintomas nada agradáveis. Os principais são:
- dor de garganta;
- incômodo na hora de engolir;
- rouquidão.
Dependendo da gravidade da situação, ainda é possível que haja febre, tosse frequente, dor de cabeça, secreção nasal, inchaço nos gânglios e fraqueza.
O que pode causar dor na garganta?
Para combater o problema, um cuidado interessante é explorar as causas da dor de garganta, que vão além das infecciosas. Aqui, podemos dizer que, normalmente, a infecção surge por conta de vírus diversos, como aqueles responsáveis pelas gripes e resfriados. Mas não é só isso.
Ela também pode decorrer de outros fatores. Entre eles, destacamos o clima seco, diferentes alergias, poluição e até doenças graves, como infecções por HIV ou tumores.
Vale ressaltar que o tabagismo é considerado um fator de risco, seja você um fumante ou pessoa exposta diariamente à fumaça do cigarro. Fique de olho!
Como tratar a dor de garganta infecciosa?
A dor de garganta infecciosa pode ser causada tanto por vírus quanto por bactérias. Independentemente do tipo do problema, o uso de um medicamento com ação analgésica e anti-inflamatória é indicado para o alívio sintomático, como é o caso das pastilhas. Aliás, um bom exemplo disso são os produtos da linha Strepsils, que agem dentro de 15 minutos, com efeito por até 3 horas.
De todo modo, e caso os sintomas persistam, a recomendação é procurar orientação médica, pois as infecções bacterianas podem necessitar de um tratamento mais específico e realizado por meio de antibióticos — algo que só um profissional poderá identificar.
Com essas informações, esperamos que você tenha aprendido a tomar decisões acertadas quando o assunto é a sua saúde. Seguindo nossas orientações, será possível tratar a dor de garganta infecciosa e garantir muito mais bem-estar!
Este post ajudou a resolver as suas dúvidas? Então saiba mais sobre produtos indicados para a saúde da garganta: a linha de pastilhas Strepsils pode fazer a diferença no seu dia a dia!