Como acontecem as infecções na boca e na garganta?

Neste conteúdo, vamos ajudar você a entender mais sobre as infecções na boca e garganta. Você já parou para pensar que, além de servir para a entrada de bebidas e alimentos, essa parte do corpo é um caminho de fácil acesso para diferentes tipos de vírus, fungos e bactérias?

Tais micro-organismos são agentes responsáveis pelo surgimento de complicações de saúde, principalmente durante as estações mais frias do ano. Esse é o caso de sangramentos, feridas e até infecções, quadros que podem gerar dor, febre, tosse e muito incômodo ao longo do dia.

E quando não tratadas com cuidado, essas condições podem se agravar e causar problemas mais sérios para você — comprometendo o bem-estar, a qualidade de vida e as atividades de um modo geral. Mas a boa notícia é que não é necessário ficar com receio: existem vários caminhos a seguir para lidar da melhor forma com o problema e impedir que ele se intensifique. 

Foi justamente pensando nisso que preparamos este artigo completo. Nas próximas linhas, vamos mostrar quais são as principais causas das infecções na boca e garganta, os sintomas mais comuns e o que pode ser feito para afastar os desconfortos.

Como surgem as infecções na boca e na garganta?

Para começar, vamos compreender o que é uma infecção na boca e garganta, também conhecida como faringite infecciosa. Basicamente, essa condição é causada por diferentes agentes externos — que, muitas vezes, conseguem acessar o organismo por meio da boca e da garganta. Assim, o corpo começa a reagir à entrada desses micro-organismos, sendo eles os fungos, os vírus e as bactérias. 

Ao longo desse processo, as células do sistema imunológico, responsáveis pela defesa de nossa saúde, iniciam um trabalho de combate poderoso. É aí que diferentes sintomas podem surgir, sendo o mais comum deles o pus na garganta inflamada. Fora isso, existem outros sinais de que algo não vai bem: 

  • febre; 
  • dores musculares; 
  • tosse; 
  • fadiga; 
  • dor no local.

O que pode provocar infecção na boca e na garganta?

As causas das infecções na boca e garganta podem ser diversas. A mais comum delas é a viral, ou seja, que se dá devido a um vírus. Normalmente, tem duração de uma semana — período mínimo para que a infecção acabe de forma natural. Os seus sintomas são bastante conhecidos: dor na garganta, inchaço e vermelhidão.

Em contraponto, existe a infecção bacteriana, que pode ser mais intensa e pode necessitar do uso de antibióticos para ser combatida. Quando não tratada adequadamente, ela ainda pode aumentar as chances do desenvolvimento de outros problemas, com riscos até para a saúde cardiovascular.

Nesse caso, é provável que as amígdalas inchem bastante, contando ainda com placas de pus e picos de febre. Tal cenário é conhecido como faringoamigdalite.

Como é o tratamento ideal para infecções na boca e na garganta?

O tratamento para infecções na boca e garganta deverá ser feito após o médico identificar se o problema é de origem viral, bacteriana, fúngica ou parasitária. Abaixo, os casos de infecção estão generalizados, e não apenas para infecção na boca e garganta. Explicamos melhor como essa etapa funciona:

  • infecção bacteriana: após avaliação médica, um antibiótico pode ser prescrito para controlar a infecção bacteriana. Um medicamento para alívio dos sintomas de dor de garganta também pode ser indicado; 
  • infecção viral: a recomendação normalmente é o uso de medicamentos para alívio da dor, como pastilhas para garganta; 
  • infecções fúngicas: são condições que precisam ser tratadas com o uso de antifúngicos. O mais habitual é que esse cenário ocorra quando há lesões na pele ao redor da boca, assim como em sua mucosa; 
  • infecções parasitárias: o médico poderá indicar antiparasitários como forma de tratamento.

Modo de prevenção

Você pode realizar algumas mudanças de hábitos para impedir que as infecções na boca e garganta voltem a surgir.

Quais são eles? Primeiramente, evite ficar muito tempo em espaços fechados ou que tenham ar-condicionado — já que são nesses ambientes onde há maiores chances de proliferação de vírus e de bactérias. 

Ainda é de extrema importância higienizar as mãos frequentemente, seja com água e sabão, seja com o uso do álcool em gel. Tais cuidados devem ser redobrados durante a temporada de outono/inverno, já que é nesse período em que as mucosas ficam mais suscetíveis e favorecem a atuação dos agentes nocivos.

O que posso fazer para aliviar o desconforto causado pelas infecções?

Depois que um médico de sua confiança identificar o tipo de infecção, ele será o responsável por receitar o medicamento ideal para combater o problema, como é o caso do tratamento com antibiótico recomendado para os quadros mais severos. 

Já em outras situações e com a finalidade de tratar os sintomas causados pela infecção, é possível recorrer ao uso de anti-inflamatórios e até analgésicos. Este também é um ótimo momento para considerar o uso das pastilhas para garganta. Elas são eficientes e podem ajudar a passar por esse tratamento de modo mais tranquilo. 

Ao utilizar a pastilha, a sua saliva transportará o medicamento até a área da garganta onde está a infecção. Assim, será possível aliviar os sintomas incômodos mais rapidamente. 

Em alguns cenários, o indivíduo consegue, em poucas horas, ter até mais facilidade para engolir e conversar. No mercado, as pastilhas Strepsils contam com um componente que age a partir de 15 minutos pós o início do uso da pastilha, e essa duração consegue se prolongar por até três horas.

Agora que você já conhece as principais causas das infecções na boca e garganta, temos certeza de que ficará mais fácil para tratar e até driblar esse problema. Não se esqueça de sempre realizar o acompanhamento médico, para que o especialista indique os melhores medicamentos e tratamentos para o seu caso, combinado?

E se gostou do conteúdo e acredita que essas dicas são valiosas, aproveite para compartilhar o link nas redes sociais e fazer com que os seus amigos também fiquem atualizados.