A dor de garganta tem a ver com imunidade baixa? Entenda!

Se você deseja permanecer saudável independentemente das situações que se apresentam à sua volta, é importante que comece a pensar em meios para fortalecer o seu sistema imunológico. Ele é o responsável por combater agentes externos prejudiciais ao seu organismo e evitar problemas como dor de garganta e baixa imunidade.

Neste conteúdo, você vai entender o que significa uma imunidade baixa, quais são as consequências dessa condição, como ela se relaciona com as dores de garganta e de que forma manter a sua imunidade elevada. Confira!

O que é imunidade baixa?

A imunidade baixa sinaliza que as defesas do organismo não estão em níveis adequados para manter o funcionamento correto. O sistema imunológico, quando está nesse estado, não consegue combater agentes externos, como bactérias e vírus, deixando a pessoa mais vulnerável a algumas doenças e problemas de saúde.

Quais são as consequências da imunidade baixa?

Já que a imunidade é a responsável pela defesa e proteção do seu corpo, quando ela está baixa, o organismo fica mais exposto à ação de microrganismos que podem causar disfunções e doenças: gripes, resfriados e infecções na garganta, por exemplo.

Algumas pessoas podem ter um sistema imunológico mais frágil, mas, de modo geral, é possível tomar cuidados para reforçar o funcionamento desse mecanismo de proteção — um cuidado bem importante, especialmente em época de pandemia.

Qual é a relação entre dor de garganta e baixa imunidade?

Como os vírus e as bactérias são as principais causas da dor de garganta, quando o sistema imunológico está fragilizado, a facilidade com que o organismo fica sujeito a infecções e inflamações aumenta consideravelmente.

Como manter a imunidade elevada?

Existem, basicamente, duas maneiras de elevar ou manter a sua imunidade elevada: o hábito de uma alimentação saudável e rica em nutrientes é a melhor forma de garantir uma boa imunidade. Em casos específicos, o médico ou nutricionista pode indicar uso de fórmulas e suplementos vitamínicos para ajudar na imunidade geral. A alimentação balanceada pode ser conquistada com uma variedade de cores e categorias de alimentos no prato, o que inclui folhas, cereais, legumes, frutas, carnes e laticínios, por exemplo.

No caso da suplementação ou do uso de fórmulas, é sempre necessário que haja o acompanhamento e a recomendação médica. Isso ocorre principalmente porque é preciso definir a dosagem ideal para cada organismo.

Um trabalho complementar pode ser feito ao longo desse percurso, como manter um estilo de vida equilibrado:

  • fazendo exercícios físicos regulares;
  • tomando sol em horários propícios e sem longa exposição;
  • cuidando da sua saúde mental e emocional;
  • tendo uma boa qualidade de sono;
  • evitando substâncias prejudiciais para o organismo, como o álcool e a nicotina;
  • mantendo uma higiene pessoal cuidadosa, sobretudo em tempos de pandemia.

Ter uma rotina saudável é o caminho mais indicado para evitar a dor de garanta e baixa imunidade. Dessa forma, seu corpo tem tempo para realizar todas as atividades que precisa e ainda descansar adequadamente, de modo a recuperar suas energias.

As pastilhas da linha Strepsils, que são uma opção de remédio para dor de garganta, também podem ajudar, amenizando os sintomas e desconfortos das vias aéreas. É uma solução local, que age no foco da dor, para gerar alívio e dar um suporte na rotina de autocuidado.

Agora que você já sabe o que a dor de garganta tem a ver com a imunidade baixa, que tal compartilhar este conteúdo com seus amigos e familiares usando as redes sociais?